UX Design: o que você precisa saber?

3 de nov de 2020

I

Entre os aspectos mais importantes no planejamento de um produto, software ou aplicativo está, sem a menor dúvida, a importância do UX design. Este termo significa experiência do usuário e refere-se à interação dele com qualquer projeto, seja ele um objeto, produto, sistema ou marca.

Foi-se o tempo em que produtos eram lançados sem levar em consideração a opinião ou as expectativas do cliente. Por isso, o UX Design tem como premissa colocar o usuário como a peça central do desenvolvimento, valorizando sua experiência.

É importante salientar que a experiência do usuário não está apenas no design proposto, mas sim, na maneira com que a marca será percebida por ele desde o momento do seu reconhecimento ao pós venda e fidelização.

Por isso, os profissionais que se dedicam a desenvolver sistemas baseados neste princípio, trabalham para entregar ao cliente sistemas otimizados visando a melhor experiência do usuário possível.

Quando o UX Design é necessário?

A resposta mais óbvia para esta questão é: sempre. O UX Design se faz necessário ao desenvolver todo e qualquer produto voltado à interação humana, seja ele físico ou digital.

Katerina Kamprani, uma arquiteta grega, registrou, em um projeto fotográfico batizado de “The Uncomfortable” (O Desconfortável, em tradução livre), diversos objetos do dia a dia que possuem um design visualmente belo e inovador, mas que proporcionam uma péssima experiência aos usuários.

Alguns desses objetos são um garfo com uma corrente no lugar do cabo, uma caçarola com as duas alças lado a lado e não em lados opostos, e uma cadeira cujo encosto fica no meio do assento. A proposta da artista era mostrar, justamente, como, além da aparência, o objeto deve ser, antes de tudo, funcional.

A proposta da arquiteta aplica-se perfeitamente ao UX Design. Mais perto da nossa realidade, podemos citar um aplicativo para smartphone: sua interface pode e deve ser esteticamente agradável, intuitiva e de fácil utilização. Todas as informações e caminhos devem ser bem claros e a função principal do produto deve estar em evidência em todas as etapas da navegação.

Por que o UX Design é indispensável?

A experiência do usuário deve ser o aspecto mais importante para o desenvolvimento de um projeto. Pois, alinhando o seu objetivo com as expectativas do futuro usuário desde o início do planejamento, evitam-se gastos com retrabalhos e frustrações que possam gerar problemas para a marca.

Por esta e outras razões, é de extrema importância projetar uma UI, Interface do usuário, coerente com a experiência do usuário proposta. A UI e a UX caminham juntas para o sucesso do projeto. Por exemplo, sites e aplicativos confusos, sem objetividade ou com o fluxo de informações desorganizadas são resultados de uma UI mal desenvolvida e consequentemente prejudica a UX.

Durante a etapa do desenvolvimento de um projeto, deverão ser realizados testes para saber se o que foi pensado pelo UX Designer está realmente alinhado com o usuário. Pode acontecer da maneira que o produto está apresentado não atender às reais necessidades do consumidor, por isso a importância da elaboração de protótipos e testes de usuário. Após a coleta dos resultados, é necessário repensar, reorganizar as ideias e realizar novos testes, até que o resultado esteja satisfatório.

É sabido que boas experiências geram resultados mais positivos, por este motivo, é importante concentrar energias em ações que gerem resultados tangíveis à empresa. Algumas das vantagens de utilizar o UX Design nos projetos da sua empresa são:

  • Fidelização de clientes

A fidelidade está diretamente vinculada à experiência de compra que o cliente obteve pela marca. A facilidade de navegação, auxílio, rapidez e compra são expectativas que o cliente possui durante sua decisão de compra. Atender a estes requisitos significa conquistar um novo cliente, fixando uma boa lembrança da marca nele. Um cliente fidelizado tem mais chances de retornar a comprar de sua marca e também de indicá-la a outros.

  • Aumento de lucros

É notável quando um produto foi pensado para o consumidor final, por isso o UX Design agrega valor percebido pelo usuário. Uma boa experiência com o produto tem mais chances de converter vendas. Além disso, pensar no usuário como peça chave para seu desenvolvimento, desde o escopo do projeto, evita-se ter que reestruturar caso o produto tenha um resultado final que não atenda às expectativas.

  • Percepção positiva do cliente

Podemos notar que empresas referências de mercado só são o que são hoje pelo impacto que causam nos consumidores. E para chegar onde chegaram, foi necessário fixar a marca nos clientes. A maneira mais simples de alcançar estes objetivos é através da boa experiência de usuário quando em contato com seus produtos.

Vimos aqui que o UX design passou de ser apenas um conceito a ser observado ao final de um processo, para ser peça chave de seu desenvolvimento. Um detalhe simples, que muda a perspectiva para a visão do cliente. Com isso, abro um questionamento: o que você tem feito para deixar seu produto mais agradável e indispensável ao seu cliente?

Carreira e Cultura, Inovação, Tecnologia
O AUTOR
Time de Marketing da Helpper

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!