Squads as a service: Tenha uma visão de 360 graus do seu projeto

16 de abr de 2021

I

Squads as a service: Tenha uma visão de 360 graus do seu projeto

A Spotify chegou a um valor de 13,3 bilhões com squads em 2020, saiba como esses times podem trazer benefícios para o seu negócio também! Com poucas pessoas, mais autonomia e muita sinergia.

Pessoas que trabalham dessa forma têm mais liberdade e proximidade com outros membros do time, isso faz com que a equipe inteira se comunique melhor e estejam alinhados com os objetivos de negócio.

Separamos tudo o que você precisa saber sobre squads, quais as vantagens que pode trazer para o seu negócio e um case real que mostra como essa forma de trabalho faz equipes inteiras mais satisfeitas e produtivas.

 
“A medida que seu projeto cresce, o squad poderá contar com novos especialistas e até mesmo novos squads poderão ser montados. Isto viabiliza a evolução sustentável do negócio e garante qualidade”
Henrique de Castro - CEO Helpper

 

O que são Squads?

 

Squads são pequenos grupos multidisciplinares que trabalham por um objetivo único e específico, têm maior autonomia para decidir seus processos e são formados por profissionais especialistas de diversas áreas, gerando discussões mais amplas e completas.

A equipe tem visão sistêmica daquilo que está sendo produzido, estão alinhados com o objetivo do negócio e contam com o apoio da alta gestão, dado que são grupos com liberdade para tomar decisões importantes, elas precisam acontecer de forma ágil e com pouca burocracia.

Grandes organizações já trabalham dessa forma, a Spotify e a Google, são exemplos globais de empresas com equipes dedicadas por produtos com filosofias ágeis, já no Brasil vale citar a Magazine Luiza e a Natura.

A Helpper também trabalha com squads, cada time tem em sua composição pessoas de diversas áreas da tecnologia que cooperam entre si. É uma cultura estruturada com metodologias ágeis, como scrum, que fazem as entregas de qualidade superior e em menos tempo, isso é otimizado por causa desses times.

Squad x Squad as a Service x Outsourcing

Como esses três conceitos se conectam e quais as diferenças entre eles?

Squads é um modelo organizacional, ou seja, é como uma empresa organiza suas equipes para realizar suas demandas. Outsourcing e Squad as a Service são maneiras de levar TI especializado para a sua empresa, a diferença está na forma de contratação.

Squads as a service, é a forma de contratar times montados especialmente para o seu projeto, eles podem ter especialistas das áreas de desenvolvimento, designers, scrum master e outros. Na Helpper, quem gerencia esse time com a expertise do Product Owner e do CTO é a prestadora de serviço, por isso quando você opta por squads leva também a cultura ágil com o know-how da Helpper.

No Outsourcing, você terceiriza TI, sendo um profissional ou vários que trabalharão como uma extensão do seu time, ou seja, a sua organização quem será responsável pelo gerenciamento da equipe, já a empresa especializada em tecnologia dará ferramentas, treinamentos, suporte e é quem cuida das burocracias trabalhistas do squad.

Conhecer o problema é o primeiro passo e para resolvê-lo é necessário ter pessoas capacitadas, equipadas de ferramentas e conhecimentos necessários para trazer a melhor solução digital para o seu negócio.

Baixe nosso e-book gratuitamente e entenda agora mesmo os 8 motivos para projetos de tecnologia falharem e fuja deles!
 

Veja como squads as a service complementou o time Populis

A Populis é uma empresa que terceiriza os processos e sistemas de recursos humanos, mesmo tendo um time de tecnologia de Back-end sentiu a necessidade de contratar uma empresa especializada em tecnologia para complementar sua equipe interna.

A decisão de contratar o serviço de squads as a service, veio da necessidade de se adaptar aos novos tempos, a experiência do usuário é essencial para que se fechem negócios. Ninguém fica em um site que não seja fácil e intuitivo de usar.

A Helpper montou um time com profissionais especialistas em Front-end e Designers UX, após entender como a Populis funciona e qual a sua real necessidade, assim a Helpper auxilia a empresa com um squads especializados.

 

Quais as vantagens de Squads para você?

Entenda as vantagens de se ter times com liberdade de ação e auto-organizados, com profissionais de diversas áreas capazes de olhar para a sua demanda sob diversas perspectivas:

1. Maior autonomia é tomar decisões mais assertivas

Os squads são auto suficientes e tem autonomia para tomar decisões sobre o próprio processo interno, também tem contato direto com os stakeholders, pessoas com maior interesse no projeto, sem necessariamente um intermediário, facilita e otimiza ainda mais a resolução de problemas.

A autonomia incentiva uma cultura de experimentação e inovação, focada na melhoria contínua dos produtos e na especialização do time que se sente livre e desafiado a sempre entregar soluções diferenciadas, além de criar uma mentalidade estratégica.

2. Visão Sistêmica é entender o todo

Essas equipes de desenvolvimento são formadas por profissionais de diversas áreas de especialização, isso gera discussões mais completas e amplas sobre o produto que está sendo desenvolvido (Amaral, 2011). Dessa forma, o produto será produzido de maneira a melhor suprir sua demanda.

3. Maior colaboração equipe-cliente

O acesso a informações devem ser mais democráticos, o time deve poder facilmente consultar documentos relevantes para o projeto e estar alinhado aos objetivos do negócio. Isso desperta um sentimento de pertencimento, tanto com a equipe quanto com a empresa.

A sensação de que resultados são de maior responsabilidade do time faz com que eles trabalhem desempenhando suas melhores performances, o que fortalece e une a equipe.

4. Product Owner para garantir o sucesso

Cada squad é acompanhado por um Product Owner (PO), ou Dono do Produto, que é a pessoa responsável por garantir que o objetivo do projeto seja alcançado. O PO não é um chefe ou líder, é alguém que delibera as prioridades baseado nos valores que serão gerados e gerência os backlogs, assim as tarefas seguem uma sequência lógica fazendo com que o time seja mais produtivo.

5. Atuação voltada a resultados

A cultura ágil incentiva equipes a procurar soluções para os problemas ao invés de apenas apontá-los, gerando mais satisfação no trabalho e atuações voltadas a entregar resultados inovadores.

6. Squads Remotos traz mais qualidade

Empresas de desenvolvimento de software que trabalham com squads podem ter um time formado por pessoas de diversos lugares do mundo remotamente, isso também traz mais diversidade e novas perspectivas para os projetos.
 

Organizações que querem criar conexões reais com o público, otimizar rotinas, inovar e fazer parte da transformação digital já estão apostando em times de desenvolvimento especializados de empresas com know how na área, garantindo maior qualidade e segurança na entrega das implementações.

Agora você sabe tudo o que precisa sobre squads e todas as vantagens que times multidisciplinares podem trazer para o seu negócio. A Helpper oferece soluções digitais com times de alta performance, entre em contato com uma pessoa especialista agora mesmo e comece a transformar o seu negócio.

Tecnologia, Inovação, Carreira e Cultura
O AUTOR
Time de Marketing

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!