Saiba tudo sobre Desenvolvimento de Software orientado a testes!

10 de mai de 2021

I

Saiba tudo sobre Desenvolvimento de Software orientado a testes!

Evite retrabalhos, aumento de prazo e custos exagerados testando seu software.

O processo de desenvolvimento de software está em constante evolução, existem muitas técnicas, métodos, boas práticas e ferramentas para evitar qualquer tipo de bug, mesmo assim, erros no produto ainda podem acontecer.

Testes são um conjunto de investigações de um produto de modo a fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto que ele deve operar. Com a crescente otimização das atividades humanas, os produtos digitais precisam ser cada vez mais precisos.

Quality Assurance (QA) são profissionais especialistas em aplicar os testes, assegurar os requisitos do produto e incluir a equipe no processo. Entretanto, a qualidade do software é responsabilidade de todo o time!

Além de encontrar falhas, os testes também aumentam a confiabilidade de um sistema, identificam erros de compatibilidade, se existe algum requisito que não pode ser contemplado, limitações de hardware e outros.

Entenda porque os testes de softwares precisam estar no seu planejamento como etapa essencial dentro do seu projeto de tecnologia.

QA ou Quality Assurance: guardiões da qualidade

A pessoa responsável por aplicar testes e detectar os possíveis bugs em um produto, é o Quality Assurance. Esse profissional trabalha com a equipe para garantir que o produto saia exatamente como previsto na arquitetura, por isso é importante que toda a equipe esteja envolvida no processo de testes, repassando e validando em conjunto para que correções ou homologações sejam feitas da maneira que foi planejada nos planos de testes.

A qualidade do software é uma responsabilidade de todos! Em squads, a equipe é formada por diversos especialistas de diferentes áreas que também devem garantir a qualidade do produto a ser desenvolvido. E é papel do QA colocar todo o time no processo de testes assegurando a qualidade e os requisitos.

“Os testes são essenciais para garantir o sucesso do software. Eles asseguram os requisitos definidos pelo cliente e a qualidade do produto. É garantir a satisfação do cliente” Yago Augusto - QA da Helpper

Qual a importância dos testes para o seu negócio?

O processo de Teste de software é uma estrutura de etapas, atividades, aplicações e metodologias que buscam garantir a qualidade e o funcionamento perfeito do produto digital que está sendo desenvolvido. Testar o seu sistema é ver ele funcionar, ou seja, você consegue visualizar todos os processos e funcionalidades dele antes de lançar no mercado!

A importância dos testes está diretamente relacionado com o sucesso do produto, eles reduzem o risco de falhas durante a operação, alinham o sistema com as demandas dos stakeholders e garantem maior segurança para os usuários.

Problemas gerados por bugs não detectados

TDD: primeiro faça, depois faça certo e então faça melhor.

Test Driven Development (TDD) ou Desenvolvimento Orientado a Testes, é uma prática de desenvolvimento de software criada pelo engenheiro de software Kent Beck, em 2003. O TDD tem como premissa testar o código antes mesmo dele existir, é uma forma de separar um projeto lógico do físico.

Ele funciona em ciclos:

  • Red: Pequeno teste automatizado que, ao ser executado, irá falhar;
  • Green: implemente um código que supra as falhas percebidas no teste anterior;
  • Refactor: refatore o código para melhorá-lo, deixe mais funcional e mais limpo.

Essa prática vai fazer com que seu projeto seja entregue em menor tempo e com maior qualidade, porque evita o time de desenvolvimento escrever códigos desnecessários e garante os pré-requisitos de negócio já na primeira fase do desenvolvimento.

Testes não atrasam a entrega. A falta deles, sim.

A falta de testes que é o verdadeiro responsável por atrasar um projeto, quando o usuário encontra um bug, além de prejudicar a experiência dele, você precisa devolver o sistema para a equipe. Isso gera maiores custos e aumenta o prazo.

O investimento em testes de software podem, inclusive, diminuir custos, constituindo-se em investimentos. Veja a tabela abaixo:

Nem sempre é erro de desenvolvimento!

As falhas são uma porta de entrada para crimes cibernéticos! Eles nem sempre acontecem por erro no código, podem existir bugs gerados por um requisito aplicado de maneira diferente, um fluxo mal realizado ou um requisito incompleto. O grande desafio do Quality Assurance, além de testar os sistemas e encontrar bugs, é entender as regras do negócio.

Lembre-se: a qualidade do software é inegociável. Por isso, a etapa de testes deve ser um requisito obrigatório no escopo do seu projeto, assim você garante que seja desenvolvido um produto digital de qualidade e seguro para os usuários!

A Helpper é uma empresa especialista em desenvolvimento de software e tem um squad para testes em projetos que estão envolvidos em todos os produtos desenvolvidos na empresa, você precisa de um time assim? Entre em contato com a gente agora mesmo!

Tecnologia
O AUTOR
Time de Marketing

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!