Não cometa o mesmo erro: 3 grandes empresas de tecnologia que faliram por falta de inovação

10 de nov de 2020

I

Não cometa o mesmo erro: 3 grandes empresas de tecnologia que faliram por falta de inovação

Se adequar aos novos tempos e se modernizar é essencial para continuar relevante no mercado.

BlackBerry, grande sucesso nos anos 2000, encerrou suas atividades 100% em 2022.

Quantas grandes empresas já não fazem mais sucesso ou sequer existem? Este desaparecimento pode ter várias origens e, muitas vezes, a falta de inovação foi o sintoma crucial para o fim. Com os avanços tecnológicos e as mudanças de hábitos da sociedade, a expectativa do consumidor aumentou proporcionalmente à sua exigência.

Com isso, o cliente espera, de alguma forma, novos produtos que atendam suas necessidades e melhorem seu cotidiano. E é natural que as empresas procurem inovar em seus produtos e serviços de alguma forma. Mas será que é sempre este o caso?

Revolucionar o mercado uma vez com um produto ou serviço, não significa ser o líder para sempre. Muitas empresas consolidadas pecaram ao acreditar que sua posição de mercado era privilegiada e que seus consumidores seriam fiéis à marca para sempre.

O que é inovação?

“A inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza” Peter Drucker, pai da administração.

No contexto empresarial, o conceito de inovação está diretamente relacionado ao sucesso do negócio. Ou seja, descobrir ou criar algo novo que atenda as demandas do mercado e alcance objetivos da marca.

Por exemplo, se você precisa se posicionar de uma forma mais alinhada com os valores da empresa, pense em como fazer isso de maneira inovadora e que encante os clientes? Ou quem sabe realizar o processo de Product Discovery para lançar um novo produto no mercado e ter um investimento mais assertivo.

Afinal, não adianta ter a melhor ideia do mundo, se ela não usual ou resolva o problema de quem realmente importa: quem vai usá-la e consumi-la. Inovação que não serve para ninguém e não traz retorno financeiro, não deixa a sua empresa mais competitiva.

3 Grandes empresas que faliram por falta de inovação

1 Blackberry

A Blackberry, nos anos 2000, conseguiu conquistar 50% do market share, o que a fez se tornar líder no segmento de smartphones e a deixou muito confortável com seu produto. Porém, em 2007, a Apple chegou e revolucionou o mercado com o lançamento do Iphone e da tecnologia touch screen.

A nova concorrente gerou danos enormes para a Blackberry, que não acreditou nos riscos que pudesse perder seu lugar. E a história já é conhecida: a Apple conquistou o gosto dos consumidores e o mercado rapidamente. Obrigando a Blackberry encerrar suas atividades completamente em 2017.

2 MySpace


Interface do site que não mudou muito durante toda sua vida.

Com o acesso à internet cada vez mais acessível às pessoas, houve a demanda de poder se comunicar e compartilhar a rotina na internet. Foi aí que o MySpace surgiu e se tornou a primeira grande rede social a viralizar nos Estados Unidos.

E a falta de atualizações e novidades acabou fazendo com que os usuários não mantivessem o engajamento com a rede, principalmente após o lançamento do Facebook com diversas outras funcionalidades que atendiam muito melhor o usuário. Em pouco tempo o MySpace perdeu seu espaço e foi vendido para outro grupo.

3 Yahoo

Yahoo se tornou um case para exemplificar como problemas de liderança podem acabar com o seu negócio. O Yahoo era uma empresa muito promissora ao final dos anos 90 e início dos anos 2000, chegando a ser avaliada em valores superiores a U$100 bi em 2005. Porém, uma série de decisões erradas durante os anos acabariam com seu futuro.

É difícil imaginar que o Yahoo já teve 2 oportunidades de comprar o Google e também de negociar pelo Facebook, em ambas deixou a oportunidade passar por ambição ou por excesso de confiança em sua marca.

Hoje, tanto o Facebook quanto o Google são empresas gigantescas e absurdamente valiosas, já o Yahoo…Nem ouvimos falar.

Entenda como inovar na sua empresa!

O mercado está cada vez mais complexo e competitivo, empresas que querem se manter relevantes precisam trazer mais inovação para seus produtos, serviços ou na maneira que se posiciona no mercado, sua estrutura interna, os processos realizados e outros.

Ainda assim, diante da disponibilidade de dados e a maior facilidade em realizar pesquisas, é possível inovar de forma mais assertiva com informações que revelem as demandas de mercado, como ter uma cultura voltada para Business Data Driven (BDD).

O BDD é ótimo para usar informações, criar melhores planejamentos estratégicos e entender o perfil do seu público. Para isso é necessário ter ambição, não só monetária, mas de mercado e energia para conquistar ainda mais clientes. Conheça outras dicas para você começar a inovar:

- Estabeleça metas de curto e longo prazo

Tenha seus objetivos muito bem definidos e documentados, acompanhe o progresso através de KPIs capazes de mensurar avanços, retrocessos e projetar conquistas futuras. Sem dados analíticos e o acompanhamento periódico deles, fica mais difícil prever riscos.

- Busque entender as tendências de mercado

Não tenha medo de olhar para o vizinho! Descubra como empresas do seu segmento, dentro e fora do país, estão agindo para ampliar seus negócios e melhorar as vendas. Analise as possibilidades de implantação destas ideias em sua empresa e coloque em prática.

- Aperfeiçoe internamente sua empresa

Pratique a melhoria contínua e atualize os processos internos da empresa de modo a utilizá-los. Isso não significa mudar todos os seus processos de uma vez, mas sim estudá-los e aperfeiçoá-los periodicamente.

Além disso, invista na profissionalização da sua equipe. Para estar sempre à frente é necessário muito conhecimento, por isso, é importante estruturar processos que tenham o objetivo de especialização da equipe.

- Ouça sua equipe

É necessário receber feedbacks para saber se o modelo de trabalho está trazendo resultados, as ferramentas utilizadas pela equipe estão sendo úteis e se há algo para ser melhorado. É importante, também, abrir espaço para que novas ideias surjam através dos colaboradores.

- Reinvente seus produtos e serviços de maior sucesso

Tudo muda! Por isso, não acredite que o seu produto ou serviço será relevante para os consumidores sempre. Faça pesquisas com o seu público, ouça suas dores e novas demandas e sempre reinvente a sua marca para atender às novas necessidades.

Se você tem uma farmácia de manipulação, pode modernizar o acesso ao seu produto tornando-o mais fácil à compra investindo em um aplicativo para sua empresa e em um atendimento personalizado via Chat Bot, por exemplo.

Tenha consciência para se reinventar, ambição para crescer e estratégia para conquistar espaço. O futuro de cada empresa depende das decisões tomadas no presente, por isso, aprenda com os erros alheios para não cair na mesma armadilha. Inovar é a chave para se manter relevante!

Quer saber como podemos te ajudar a inovar? Entre em contato agora mesmo!

Tecnologia, Inovação
O AUTOR
Time de Marketing da Helpper

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!