Qual tipo de escopo vai garantir o sucesso do seu projeto?

12 de jan de 2021

I

Você sabia que seu projeto pode ser em escopo aberto ou escopo fechado, dependendo da sua necessidade? Quer saber quais impactos essa escolha implica em todo o processo?

O desenvolvimento de aplicativos e sistemas de forma geral, é uma tarefa complexa e exige muita atenção aos detalhes para o sucesso, por isso, definir o escopo de um projeto é uma fase crucial.
Quer entender qual o melhor escopo para o seu projeto? Nós separamos tudo o que você precisa saber antes de escolher.
 

Qual a importância do escopo

A primeira fase é o processo de entender e definir os melhores caminhos para realizar o seu projeto. Essa fase é essencial para identificar as necessidades e expectativas do projeto, portanto é fundamental começar a entender o seu negócio para definir o escopo.

O escopo do projeto é justamente onde todos esses passos são definidos em funcionalidades e regras de negócio, para alcançar o objetivo final do projeto. Com a visão do escopo definida é possível ter uma estimativa de custo e tamanho do projeto.
 

Escopo Fechado

O escopo fechado é a melhor opção para o seu projeto for pouco flexível e previsível, nele o orçamento e o prazo são bem definidos. Ou seja, você terá certeza que seu projeto será entregue no prazo e orçamento já determinado.

Requisitos bem definidos, evitarão qualquer tipo de mudança no entregável. Porém, isso só será possível caso as regras de negócios, processos e funcionalidade do projeto estejam bem claras e documentadas. Como o próprio nome sugere, o projeto é fechado e o entregável deverá ser exatamente aquilo que foi combinado no início.

E se você precisar fazer alterações após receber o produto final?

Um projeto em escopo fechado não pode ser alterado durante o processo, se houver a necessidade de mudar após receber o produto final é importante saber que as mudanças serão tratadas como uma alteração de escopo e em consequência gerando um novo projeto.

Benefícios do Escopo Fechado:

  • Prazo e orçamento bem definidos;
  • Previsível;
  • O projeto segue o fluxo de desenvolvimento sem que a pessoa solicitante precise realizar o acompanhamento de perto.

Desvantagens do Escopo Fechado:

  • Baixa flexibilidade do projeto;
  • Não poder alterar escopo do projeto depois de iniciado, caso haja necessidade;
  • Quando o usuário der feedbacks que impliquem em alterações, o projeto deverá ser reiniciado e tratado como um novo projeto, aumentando o orçamento final.
     

Escopo Aberto

Projetos com escopo aberto são executados fazendo uso de frameworks ágeis, como Scrum. As interações são divididas em Sprints, que são entregas de curta duração baseadas na importância e no que de valor as tarefas geram, dessa maneira sempre que houver uma entrega também haverá um valor gerado ao cliente.

Essas metodologias são focadas na cooperação entre a equipe e o cliente, prioriza maneiras funcionais de trabalhar ao invés de formas mais burocráticas e em responder a mudanças de maneira muito mais simples e adaptáveis.

Com o escopo aberto, o projeto fica flexível e o entregável passa por alterações que sempre que forem necessárias, garantindo a evolução do projeto conforme as necessidades de negócio.

Por isso, a pessoa que contrata uma equipe para executar o seu projeto, estará em contato direto com o time ajudando na evolução do projeto.

Vantagens do Escopo Aberto:

  • Time ágil e flexível;
  • Poder fazer alterações quando necessário;
  • Trabalhar em metodologia ágil;
  • Receber entregas incrementais antes do resultado final.

Desvantagens do Escopo:

  • Orçamento aberto;
  • Não ter uma visão de prazo final bem definida.
     

Evite desperdício com um bom escopo!

Escolher a forma de trabalhar com o escopo do seu projeto evita retrabalhos e desperdícios. Considere no seu projeto, o que você quer alcançar e o seu objetivo, quais são as suas expectativas e necessidades.

Junto com a sua equipe de desenvolvimento, você pode entender melhor todas as etapas necessárias para o seu projeto, escolher o melhor escopo e coloca-lo em prática de um jeito mais eficaz.

Depois de considerar tudo isso, você será capaz de decidir por um escopo e começar a pôr em prática de forma plena o seu projeto!

Conseguiu entender um pouco mais sobre a importância do escopo de um projeto? Esperamos que sim!

Não esqueça de compartilhar o artigo e conhecer mais sobre projetos e metodologias que podem otimizar sua rotina. Ficou alguma dúvida sobre como definir o escopo do seu projeto? Preencha nosso formulário e fale com um especialista agora mesmo.

Tecnologia
O AUTOR
Time de Marketing da Helpper

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!