O futuro é agora - veja o que o mercado espera dos programadores

10 de set de 2021

I

O futuro é agora: veja o que o mercado espera dos programadores.

As pessoas falam muito de profissionais do futuro, mas ele já chegou! Separamos as skills necessárias para você brilhar nessa área.

As soluções digitais já transformaram o mercado de trabalho e as habilidades necessárias para se destacar na tecnologia não são as mesmas de alguns anos atrás.

Para atender as demandas do mercado não basta mais apenas saber construir códigos, eles precisam ser limpos, organizados e precisam ser a melhor solução para resolver o problema.

Mas calma! Você consegue desenvolver as soft e hard skills, existem empresas que oferecem suporte para a equipe se desenvolver, lugares assim são excelentes parceiras para você brilhar na sua jornada.

Está iniciando com programação? Quer saber quais as skills você precisa ter para se tornar programador excelente? Separamos algumas dicas para você começar!
 

Entenda as mudanças do mercado

Dados apresentados em uma webinar do “IDC FutureScape - Previsões para 2021 e implicações na região”, apontam um crescimento de 12,2% no mercado de TI brasileiro. Com o mercado em constante expansão, aqueles que querem seguir a área precisam estar em evolução da mesma forma.

O mercado não pede mais por um profissional que saiba muito bem apenas uma coisa, os desafios mais complexos envolvem várias áreas de conhecimento. Por isso, você precisa ser um profissional T, do inglês, t-shaped professional.

Isso significa alguém que conhece muito bem de uma área, mas que também entende bem de outras que podem integrar a sua especialidade. Esse é o profissional que as organizações preferem, pois, são pessoas mais criativas, rápidas e entregam soluções inovadoras.
 

Construa um pensamento crítico

Fórmulas e códigos, muitas vezes estão prontos na internet, por isso é necessário entender como as coisas funcionam e ir sempre além. Com a capacidade crítica é possível filtrar e escolher as informações e conhecimentos mais relevantes para o contexto em que você atua.

Ter um pensamento crítico é saber pensar mais antes de realizar as tarefas, conseguir reavaliar o que é feito e ainda apresentar argumentos fundamentados para defender o seu ponto de vista, além de te preparar para mudar quando houver necessidade e novos conhecimentos.
 

Seja Ágil!

A maior parte das empresas de tecnologia recorrem a metodologias ágeis para otimizar seus processos internos, como, por exemplo, o Scrum, Lean, Kanban e outros. O pensamento Ágil é uma mudança cultural, se você quer se destacar na sua área está na hora de começar a conhecer mais dessa metodologia.

J. J. Sutherland fala que o poder do Scrum é libertar os profissionais para serem mais produtivos e rápidos, permitindo trabalhar com paixão e sem impedimentos. São pessoas que conseguem responder a problemas complexos com agilidade em um meio que se transforma tão rapidamente.
 

Soft Skills: habilidades comportamentais

Desenvolvedores criam para outras pessoas e, com times em formato de squads, o contato humano é indispensável. Por isso, é essencial desenvolver habilidades comportamentais, veja algumas:

  • Trabalho em equipe;

  • Inteligência emocional;

  • Comunicação assertiva;

  • Empatia;

  • Escuta ativa.

Essas características fazem com que você consiga pensar em como as suas ações impactam diretamente nos usuários, assim você pode direcionar os seus esforços para gerar impactos positivos!
 

Hard Skills: habilidades técnicas

Aparecem constantemente novas tecnologias e necessidades do mercado, você precisa estar em aprendizado contínuo. Faça um planejamento de estudos que faça sentido para a sua carreira e nunca pare de aprender coisas novas!

Pense no conhecimento como um organismo vivo, está em constante transformação. Por isso, pensar em conceitos como lifelong learning pode te auxiliar a se manter atualizado e qualificado durante toda a carreira.

O nosso CEO escreveu um texto sobre como ser um programador pragmático, você pode conferir aqui e entender melhor sobre o assunto!
 

O importante é ponderar

O que faz mais sentido para o caminho que você quer seguir na área de tecnologia? É essencial priorizar as habilidades a serem desenvolvidas e ter um planejamento que não te sobrecarregue, afinal, quem tem muitas prioridades não têm nenhuma, não é mesmo?

Empresas com RH estruturado tem estratégias para fomentar o desenvolvimento das pessoas, a nossa especialista em pessoas Victória Daglio, escreveu um artigo sobre o assunto, leia aqui!

Agora você já sabe tudo o que precisa para seguir e crescer como profissional da tecnologia. E ai, quais serão seus próximos passos para se desenvolver nessa área que amamos tanto?

Quer trabalhar com um time ágil, multidisciplinar e em constante evolução? Dá uma olhadinha na nossa página de vagas ;)

Tecnologia, Inovação, Carreira e Cultura
O AUTOR
Time de Marketing

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!