MVP - entenda como aplicar esse conceito em seus produtos digitais!

9 de ago de 2021

I

MVP: entenda como aplicar esse conceito em seus produtos digitais!

Minimum Viable Product ou produto mínimo viável pode fazer você economizar tempo e dinheiro!

Para continuar relevante no mercado, as empresas precisam estar em constante melhoria, para isso é preciso adicionar novas funcionalidades aos produtos já existentes ou lançar novos no mercado. Ou seja, continuar inovando.

Considerando que produtos servem para resolver problemas das pessoas, como inovar de forma eficiente e que realmente alivie a dor do seu público? O grande desafio é lançar produtos que entreguem valor real.

O Mininum Produt Possible, ou MVP, é o meio para colocar em prática um produto digital e transforma-lo em algo realmente valioso, ouvindo feedbacks. Você pode testar a sua ideia diretamente com o usuário!

Separamos tudo o que você precisa saber para entender a importância de fazer um MVP do seu produto!
 

O que significa MVP?

O MVP é um protótipo ou versão de teste que permite coletar dados e feedbacks diretamente com os usuários e têm, principalmente, objetivo de auxiliar na fase de aprendizado, ele faz os testes das hipóteses fundamentais do produto digital.

Tudo isso, com o menor esforço possível, ou seja, é um produto que entrega valor ao cliente, utilizando o mínimo de recursos e em um curto período. Ele deve entregar um valor próximo ao produto final.

Existem diversos exemplos de MVP famosos, um deles é do Spotify que tinha a principal solução, streaming de música, em um app para desktop muito simples. A empresa rodou testes para validar com os usuários a ideia e aproveitou os feedbacks. Hoje é uma gigante!
 

Lean startup aplicado em produtos digitais

“O maior desafio na ciência da computação é o problema da decomposição: como mapear um problema complexo e dividi-lo em pequenos pedaços que podem ser resolvidos independentemente” (tradução nossa) John Ousterhout, Ph.D em ciência da computação.

Para colocar em prática uma solução, é necessário decompor, ou seja, quebrar o problema inicial em partes menores, a fim de dissolver sua complexidade e facilitar sua implementação.

A partir disso, é possível usar de conceitos ágeis no desenvolvimento do produto digital, permitindo que o projeto seja resolvido independentemente. Como legos, há peças separadas, cada uma é essencial para formar o todo, mas existem separadamente.

Statups fazem isso com êxito, porque não usar dessas ferramentes e começar a otimizar seus processos?

O modelo Lean Startup mostra uma forma de desenvolver novos produtos usando o mínimo de recursos possíveis e, mesmo assim, entrega o máximo valor aos clientes.

É uma metodologia que prioriza ajustes no produto que possam acontecer constantemente, com ciclos de feedback (construir-medir-aprender), enfatiza a necessidade do aprendizado contínuo e da validação com o usuário, em curtos ciclos de produção.

O MVP é um dos conceitos do Lean Startup que você pode aplicar em seus produtos e ser mais assertivo na hora de lança-los. Ele é uma das fases de um projeto, que pode determinar o sucesso ou insucesso do seu produto digital.

Existe um risco de o MVP ser completamente descartado, mas ainda é melhor jogar fora o MVP do que um produto que movimentou muito investimento e tempo, não é? Lembre-se: o MVP é algo que valida uma ideia, isso implica em acertos e erros.
 

Valide novos produtos como uma startup: mais rápido e mais assertivo

A Apple está longe de ser uma startup, beira o absurdo pensar nisso, mesmo assim ela utiliza amplamente MVPs para validar novas funcionalidades ou produtos. Há um tempo, houve um buzz na internet sobre fotos supostamente vazadas por usuário de teste do iphone 7!

Dessa forma é possível ter feedbacks do próprio usuário, aprimorar seu produto de maneira mais rápida e com custo menor. As gigantes estão aplicando esses conceitos em seus processos e continuam inovando em seus produtos.

Lance um produto básico, aprenda com o seu público e o torne excelente! Dessa forma, você tem mais assertividade no lançamento, menor tempo para produção e cria produtos mais personalizados.

O MVP pode ser o melhor caminho para você desenvolver e testar novos produtos digitais ou implementar melhorias. E ai, você já sabe qual o MVP do seu projeto?

Tecnologia, Inovação
O AUTOR
Time de Marketing

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!