Inovação tecnológica: veja às vezes que ela assustou e acabou em sucesso.

29 de mar de 2021

I

Inovação tecnológica: veja às vezes que ela assustou e acabou em sucesso.

Novas tecnologias podem soar estranhas no início, isso se repete e a história pode provar.

Você sabe como a inovação pode solucionar problemas simples e trazer resultados incríveis? Na área de tecnologia essas características são muito presentes, mesmo assim elas tendem a causar um grande estranhamento de início e isso é normal!

Todas às vezes que a ciência apresentou uma grande inovação para a sociedade, a primeira vista pareceu estranho e até assustou algumas pessoas, mas com o passar do tempo é possível perceber as melhorias, vantagens e todos os aprendizados.

Quando se convive com algo por muito tempo, é normal esquecer que um dia aquilo foi uma novidade e como as gerações anteriores receberam aquela nova tecnologia. Mas pense bem, se você estivesse na época dos seus avós, como estaria lendo isso agora? Se é que seria possível!

A vez que a inovação fez uma galera sair correndo

Já ouviu falar dos irmãos Lumière? São considerados os precursores da sétima arte, o cinema, e também foram responsáveis pelo primeiro filme exibido ao público. Foram eles quem inventaram o cinematógrafo, aparelho movido manualmente capaz de filmar, revelar e projetar.

No teatro do Eden, que ainda existe, na França, foi apresentado a primeira obra cinematográfica dos irmãos Lumiére, um filme que mostrava um trem chegando à estação Ciotat, o embarque e desembarque de passageiros. Atualmente, é possível ver o filme em alta qualidade graças a Denis Shiryaev, desenvolvedor de software e youtuber, que remasterizou o vídeo.

O filme de 1895 parece mais uma cena de alguma reportagem sobre trens do que necessariamente uma produção cinematográfica, considerando todos os efeitos, roteiros e possibilidades que o cinema permite hoje em dia. Entretanto, a inovação pode parecer muito assustadora e, uma cena simples como essa, fez as pessoas que estavam assistindo ao filme saírem correndo da sala do cinema!

Se tiver um trem vindo direto na sua direção, sair correndo deve ser o mais recomendado, não é? Imagina só o que essas pessoas pensariam de exibições em 3D?!

O que a inovação faz pela gente?

É difícil acreditar que já existiu um mundo completamente diferente do de hoje, já que a tecnologia está tão intrinsecamente inserida no cotidiano das pessoas que passa despercebida. E olha que a ciência segue impressionando com novas invenções!

Em épocas de distanciamento social, foi através dela que as pessoas conseguiram se manter próximas da família e amigos, conectados com outras pessoas, assistir a exibições artísticas, trabalhar e até realizar outras atividades que a pandemia deu novas formas.

Mesmo antes disso tudo, inovações tecnológicas já facilitaram várias atividades do dia a dia e fez muita gente desconfiar da segurança logo que essas mudanças chegaram. Você já imaginou, por exemplo, um aplicativo no seu celular capaz de conectar alguém com um carro e que é que te levaria para os lugares que você precisasse ir? Quantas vezes sua mãe disse que não podia entrar em carros de estranhos? rs.

Mundo mais acessível graças à tecnologia

Atualmente é muito difícil imaginar um mundo sem essas soluções tecnológicas, além de facilitar rotinas e atividades que é preciso despender muito tempo (como ir ao banco e esperar horas na fila), além disso, as inovações criaram ambientes um pouco mais acessíveis para pessoas que experimentam o mundo de maneira diferente. Olha só:

  • Na Itália, a galeria Uffizi possui algumas obras em versões em 3D para pessoas cegas possam enxergar as obras de arte.

  • Dois engenheiros da Microsoft Garage, criaram um aplicativo chamado Color Binoculars para pessoas daltônicas possam perceber melhor as tonalidades de cor.

  • O aplicativo Be My Eyes conecta pessoas com deficiência visual com voluntários com visão para auxiliar em atividades rotineiras, como ver a validade de um produto ou remédio.

  • O projeto participar, é um site desenvolvido pela Universidade de Brasília, que desenvolve softwares educacionais que servem de apoio para crianças com deficiência intelectual e autismo.

Fato é que as inovações tecnológicas já assustaram muita gente e, mesmo assim, é de se esperar que ela siga impressionando com as possibilidades do que ainda pode vir. Um dia você ouve sua avó ou avô dizendo “as coisas não eram assim no meu tempo” e no outro dia você será a pessoa que dirá essa frase, é o ciclo da vida, né?

Quer ficar ligado em notícias, curiosidades e serviços que a tecnologia vem nos oferecendo? Siga a Helpper nas redes sociais e acompanhe nosso blog também, tenha conteúdo de pessoas apaixonadas por tecnologia!


Tecnologia, Inovação, Carreira e Cultura
O AUTOR
Time de Marketing

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!