Cultura de treinamento - tenha equipes que evoluem juntas e entregas de alta qualidade.

21 de mar de 2022

I

Cultura de treinamento: tenha equipes que evoluem juntas e entregas de alta qualidade.

Desenvolver pessoas precisa estar no DNA das empresas, assim é possível ter um crescimento sustentável e times mais fortes.

“Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.”

O manifesto ágil conta com 4 valores que servem de diretrizes para a sua aplicação, um deles é a valorização das pessoas, afinal, são elas quem desenvolvem e usam os produtos digitais.

Dessa maneira, não faz sentido ter apenas treinamentos pontuais ou fazer altos investimentos só em recrutamento, é necessário fazer parte da cultura das empresas o desenvolvimento de talentos, assim como ter um RH estruturado onde as pessoas possam sair de níveis iniciantes e evoluam até os mais altos.

Já é sabido que existe uma escassez de talentos na tecnologia. Pensar em uma cultura organizacional de treinamento e desenvolvimento focado em pessoas, é urgente para sanar as necessidades do mercado.

O que é cultura de treinamento?

Estabelecer uma cultura de treinamento na sua empresa é, antes de tudo, uma estratégia. Pois, demanda investimento constante na busca por colaboradores mais capacitados que alcancem melhores resultados e trabalhem com maior satisfação e propósito.

Concentrar esforços para criar uma cultura de treinamento é benéfico por vários motivos, como

  • reter talentos, diminuindo o turnover;

  • times mais integrados;

  • pessoas que trabalham mais satisfeitas, compartilham o propósito da empresa e se sentem valorizadas;

  • mais inovação e qualidade nas entregas;

  • profissionais desenvolvem skills alinhadas aos resultados.

3 estratégias para implementar a cultura de treinamento

“O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as
pessoas
.”
Peter Drucker, pai da administração moderna

Como colocar isso em prática e começar a ter todos os benefícios? É importante destacar que cada empresa tem os seus próprios processos, momentos e possibilidades, para aplicar melhorias, é essencial entender o que faz sentido para a sua empresa, para ser sustentável.

Veja 3 estratégias para implementar a cultura de treinamento:

  1. Apostar no Job Rotation

O Job Rotation é uma estratégia de aprimoramento profissional, quando em squads os colaboradores podem trocar periodicamente de time. Dessa forma, é possível aprender novos processos, conhecer mais projetos da empresa e ninguém fica estagnado.

  1. Bootcamp e cursos de formação gratuitos

Uma boa forma de aplicar a cultura de treinamento é realizar bootcamps ou cursos de formação gratuitos para o público externo, incluindo e incentivando os colaboradores a participarem.

Podemos levantar duas grandes vantagens disso: treinar pessoas para facilitar o processo de contratação e disseminar a cultura de treinamento para os colaboradores.

Na Helpper, tivemos nosso Bootcamp em 2021 onde, de 1.288 inscrições, selecionamos 50 participantes que puderam vivenciar a nossa cultura e realizar projetos reais! É sabido que cursos e faculdades são ótimos preparadores para o mercado, mas que não mostram a realidade dele.

O nosso bootcamp ainda teve:

  • 1:1 realizado com todos os campers;

  • Feedbacks contínuos e acompanhamento;

  • Devs da Helpper como Mentores próximos e engajados;

  • Avaliação técnica a cada Sprint e com exercícios semanais.

  1. Estruturar um programa de formação contínua

Tenha documentado e bem estruturado o seu programa de formação, com eventos periódicos e ações concretas. Uma boa ideia é nomear o seu programa, a comunicação é melhor assimilada pelas pessoas quando tem uma identidade.

Um ponto relevante para isso, é alinhar o nível dos desafios ao nível das pessoas. Dessa forma, os profissionais se sentem mais capazes para superar desafios e se saem melhor!

Porque apostar em treinar profissionais ao invés de apenas contratar especialistas?

Primeiramente, o custo de investir em desenvolvimento e treinamento de profissionais é menor que desprender de grandes quantias buscando pessoas altamente qualificadas, até porque, se corre o risco de não acontecer o fit cultural, que é cada vez mais importante.

Vivemos em um mercado cada vez mais complexo, conhecimentos técnicos tem prazo de validade, isso quer dizer que não é possível chegar em um momento em que aprender coisas novas se torne irrelevante. Por isso, é importante que tanto a empresa quanto os times sigam evoluindo e aprendendo a lidar com esse mundo dinâmico e caótico.

Um dos fatores essenciais para se manter relevante, é ter equipes que entreguem os resultados buscados, tenham habilidades diversas e coloquem o cliente (a pessoa) no centro. Com uma cultura de treinamento bem estruturada, o seu time não para de evoluir e realizar entregas de alta qualidade.

E você, como tem feito para evoluir produtos, pessoas e projetos?

Gestão e tecnologia
O AUTOR
Time de Marketing

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!