Como organizar uma equipe de desenvolvimento de Software?

16 de mar de 2021

I

Como organizar uma equipe de desenvolvimento de Software?

Uma equipe de desenvolvimento de software pode ser tudo o que o seu negócio precisa para sair do papel

Os tempos mudam constantemente e precisamos sempre estar atualizados nas tendências do mercado, para isso uma equipe multidisciplinar de desenvolvimento pode ser a chave de virada para a transformação digital da sua empresa.

A pandemia do novo coronavírus nos fez perceber de forma bruta essa velocidade do mercado, as pessoas e o mundo inteiro foram obrigadas a ficar dentro de suas casas e tiveram que se adaptar às novas formas de viver. Uma das adaptações foi no modo de trabalhar, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que 30% das empresas brasileiras ainda seguirão com o home office.

“A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro” John Kennedy

E você que precisa montar um time para desenvolver seu produto digital, sabe como gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software? Como evitar custos elevados? Como cumprir prazos e outras exigências para o sucesso do seu planejamento? Entenda as diferenças que um time de tecnologia pode trazer para o seu negócio, quais profissionais compõem e as principais características de uma equipe de desenvolvimento.

Escopo é a tática e arquitetura a estratégia

“Tática é saber o que fazer quando há algo a fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada para fazer.” Savielly Tartakower, Grande Mestre Polones e Francês do Xadrez.

Para evitar custos desnecessários é preciso ter um bom planejamento, é nele que será definido como você executará o seu projeto, qual o tipo de escopo melhor se encaixa para a sua necessidade. Seja em escopo aberto ou fechado, ele precisa ser bem delineado e alinhado com o seu time.

A arquitetura de sistema é uma documentação que mostra como deve ser montado o seu software da melhor forma de acordo com os requisitos levantados no backlog. É na arquitetura que será definido, também, o layout do seu sistema e um fluxograma de como ele deve funcionar.

Quando se tem um escopo e uma arquitetura apropriados para o seu projeto, você pode avaliar os possíveis problemas e montar estratégias com a sua equipe que trarão soluções. Dessa forma, você poupa gastos, tempo e otimiza o trabalho do time, evitando retrabalhos desnecessários.

Como gerenciar um time de desenvolvimento de software?

Você pode encontrar esses times em empresas especializadas em tecnologia,que trabalham entregando soluções inovadoras com squads. Ou então, montar sua própria equipe. O que é necessário é analisar as demandas e qual a opção que melhor se encaixa dentro da sua realidade e prazos.

“O trabalho do administrador pode ser definido como planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas.” Peter Drucker, pai da administração moderna.

Drucker defende que a administração está intrinsecamente ligada às funções de liderança, ou seja, a capacidade de perceber habilidades e desenvolver pessoas. Isso é o que ele chamou de gestão humanizada, que aproveita os talentos e experiências das pessoas para aprimorar o seu produto ou serviço, sempre alinhados com o cliente que, para o teórico, deve ser a prioridade no processo.

Existe muita coisa em comum entre gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software e qualquer outra equipe de pessoas. A liderança deve guiar os profissionais para resolver os problemas de negócio e ajudá-los a atingir suas metas de carreira.

Entenda como são as pessoas de uma equipe de tecnologia

Diversas pesquisas estão sendo realizadas sobre o comportamento das pessoas que trabalham com tecnologia para identificar os fatores que caracterizam a efetividade em métodos de montagem de equipes, pois se entende que existe uma relação entre uma gestão ineficaz de recursos humanos e os desafios de um projeto de software.

Para gerenciar um time de desenvolvimento, é necessário ter conhecimento das teorias e técnicas mais modernas já que são pessoas que vivem e respiram tecnologia, logo precisam da mesma modernidade e agilidade que os produtos digitais trazem.

Garanta que sua equipe esteja em um ambiente que incentive a inovação, o trabalho em equipe, criatividade e o desenvolvimento pessoal e tenha resultados inovadores.

Quais profissionais compõem o time de desenvolvimento?

Um bom time de desenvolvimento deve ser multidisciplinar, ou seja, profissionais de diversas áreas devem compor a equipe, pois apenas assim é possível olhar para um dilema em diferentes perspectivas e entregar a melhor solução para o que foi demandado.

Entretanto, vale ressaltar que tudo depende do tipo de projeto que será executado, o time deve ser montado a partir das necessidades do negócio. Aqui estão alguns dos profissionais que podem estar na sua equipe:

No Scrum, uma metodologia ágil de gerenciamento de projetos, existem 3 papéis:

1. Time Multidisciplinar

- Pessoas desenvolvedoras: Front-end, Back-end, Mobile, DevOps, entre outros. São as pessoas que conhecem as linguagens e códigos, formados na área de tecnologia, como análise de sistemas ou computação. São profissionais que precisam estar em constante atualização, para poderem acompanhar as novidades e facilidades que a tecnologia traz;

- UX/UI Designer: É um profissional que faz a conexão entre as necessidades do sistema e a experiência do usuário.

2. Product Owner

Product Owner (PO), é a pessoa responsável por acompanhar a jornada do cliente até o sucesso e dar suporte estratégico no desenvolvimento. O PO é a figura com uma visão total do produto, priorizando as demandas e compreendendo as expectativas. Dessa forma, o cliente é parte ativa no processo de desenvolvimento.

3. Scrum Master

A pessoa responsável por unir tudo e garantir que o Scrum está sendo bem praticado. Ou seja, auxilia o PO para definir prioridades, o time multidisciplinar a entregar o valor e a alcançar melhorias. É alguém que desempenha o papel de liderança de maneira acolhedora e descreve atividades.

É importante ressaltar que os papéis do Scrum apontam as responsabilidades de cada profissional, podendo caracterizar ou não seu cargo, ou seja, qualquer pessoa que tenha as habilidades necessárias pode desempenhar um papel no Scrum, mesmo que difira do seu cargo.

DICA IMPORTANTE:

Um time pode estar recheado de profissionais especialistas e uma boa gestão, se não for acompanhado e receber os feedbacks necessários as pessoas podem desanimar e não entregar bons resultados. Por isso, se a sua equipe está fazendo um bom trabalho: fale! Caso você acredite que existem melhorias a se fazer, lidere o time para entregar soluções inovadoras.

Montar meu time ou contratar uma empresa especialista?

“Organizações que desenvolvem sistemas de software tendem a produzir sistemas que são cópias das estruturas de comunicação dessas organizações” Melvin Conway, cientista da computação e PHD em Matemática.

Ter uma equipe de software dentro da sua organização é fazer a equipe replicar a cultura empresarial em seus produtos e serviços. Isso quer dizer que, do mesmo jeito, um time de software de uma empresa especializada em tecnologia também replica seu know-how em suas soluções digitais. A diferença é: uma vai ter zero ou quase zero de conhecimento digital em sua cultura e a outra terá sua estrutura toda moldada na tecnologia.

Para implementar produtos digitais na sua organização é preciso ter uma equipe de especialistas bem treinados, bom planejamento, objetivos claros, visão holística, entender qual o sistema que atende a sua demanda e, por fim, uma gerência que é capaz de guiar seu time para entregar a melhor solução.

Agora você sabe tudo o que precisa sobre como organizar times de desenvolvimento de software, ficou alguma dúvida? Converse com um especialista agora mesmo!

Tecnologia, Inovação
O AUTOR

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!