Como inovar e destacar seu trabalho no home office

12 de nov de 2020

I

A crise atual provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) forçou empresas e funcionários a passarem por uma adaptação em seu regime de trabalho. Embora alguns desenvolvedores e profissionais da área de tecnologia já trabalhassem em home office, muitas empresas que atuam neste segmento tiveram de adotar o trabalho remoto para continuar suas atividades mesmo em meio ao isolamento.

Nem todos estavam habituados à rotina do home office quando a quarentena começou e, por isso, tiveram dificuldades na adaptação. Porém, após meses de isolamento e trabalho remoto, foi necessário encontrar um ponto de equilíbrio para continuarem produtivos durante o período da quarentena.

Como inovar no home office?

Quem trabalha com desenvolvimento de sistemas está familiarizado ao termo inovação e sabe que este é plenamente aplicável a situações inusitadas. É de uma circunstância adversa que surgem as melhores ideias.

Listamos uma série de iniciativas que podem ser eficazes para trazer a inovação para o ambiente do home office, vencer os desafios da nova realidade e, mesmo diante desses, fazer com que o trabalho do profissional tenha destaque, tanto dos que já trabalhavam em estilo home office, quanto para os que começaram agora.

  • Adicione novas práticas a sua rotina

Uma das preocupações que tínhamos antes do home office era o tempo de deslocamento da casa para o trabalho, com o estabelecimento do trabalho em casa essa foi uma das preocupações que foram retiradas do cotidiano do trabalhador.

Com isso, ganhou-se tempo para planejar e executar melhor as tarefas e planos que antes pareciam não se encaixar na rotina devido ao tempo gasto com locomoção ou pendências do dia-a-dia. Aqueles 40 minutos de locomoção podem se tornar um investimento em conteúdos onlines para o aprimoramento das competências deste profissional. Com a pandemia, surgiu o senso de coletivismo e muitos produtores de conteúdo disponibilizaram seus conhecimentos através das redes sociais de forma gratuita.

Este é o momento ideal para consumir novos conhecimentos, trazer inovações para o ambiente corporativo e até mesmo para iniciar ou reestruturar projetos que foram deixados de lado pela correria rotineira.

  • Mantenha o foco

A rotina deve ter doses de trabalho e descanso na medida certa, já que em casa não possuímos o ambiente de trabalho ou os recursos ideais iguais aos que encontramos em escritórios. A chave para manter o foco e continuar produtivo é: organização.

Mantenha a rotina de trabalho remoto mais próxima possível da que possui no escritório. Planeje seu dia para que o horário de trabalho, almoço e café aconteçam na mesma hora de antes, assim, evita-se distrações.

As vezes é necessário um momento de pausa para se recompor e poder voltar ao trabalho com mais energia. É importante respeitar esses momentos, e procurar alternativas que aliviam a tensão rapidamente, como exercícios laborais, alongamentos e meditação.

  • Estabeleça metas

O estabelecimento de metas ao longo do dia para dividir o tempo de acordo com prioridades é uma das soluções mais eficazes, e pode ser facilmente colocada em prática dentro de casa. Ao estabelecer metas fica mais fácil reconhecer quanto tempo demora para realizar determinado serviço e quais ferramentas são necessárias. Além disso, as entregas diárias são mais certeiras, não deixando espaço para erros ou para o esquecimento de tarefas.

  • Use a tecnologia ao seu favor

As diversas tecnologias que temos atualmente podem servir para nos ajudar durante os tempos de home office integral. Aplicativos de listas para organizar tarefas, despertadores para lembrar de realizar uma tarefa em um determinado horário, softwares de segurança e backup que garantem a seguridade do trabalho realizado, esses são alguns dos exemplos de como a tecnologia pode nos ajudar durante o trabalho em casa.

Algumas ferramentas tecnológicas podem nos ajudar a melhorar o desempenho do trabalho como: fones de ouvido com microfone de alta qualidade para empresas que utilizam plataformas de comunicação por voz, câmeras para vídeo chamadas em reuniões e computadores que se equivalem a qualidade do serviço prestado.

Desta maneira, é notório que o home office, para muitas pessoas, está fora de sua zona de conforto, mas assim como na vida profissional, não deve ter o objetivo de se tornar estagnada. Aproveite esta nova realidade para se planejar melhor e viver novos conhecimentos, para quando tudo voltar à rotina normal, vivências boas sejam retiradas desta experiência.

Assine nosso blog para receber nossas novidades.

Carreira e Cultura, Inovação
O AUTOR
Time de Marketing da Helpper

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!