Como gerir a transformação digital na minha empresa?

25 de jun de 2021

I

Como gerir a transformação digital na minha empresa?

O caminho para ser relevante no mercado é estar no digital, entenda como implementar e gerenciar as mudanças que a transformação digital proporciona na sua empresa.

 
Os líderes já reconhecem a importância e urgência da transformação digital e agora a questão é: como gerir esse processo de forma que seja eficiente e com resultados satisfatórios?

A pandemia acelerou essa realidade, muita gente precisou correr e migrar tudo para home office, gerando alguns gargalos e novas demandas. A implementação da transformação digital não pode mais esperar, leia mais sobre isso aqui.

Separamos tudo o que você precisa saber sobre como gerir a sua empresa para ser digital, permanecer relevante no mercado e alinhado aos novos tempos.

 

As falhas nem sempre são pela tecnologia…

Fazer um diagnóstico é o primeiro passo para identificar as falhas ou até mesmo preveni-las. Pesquisas da McKinsey mostram que 70% das organizações falham de maneira recorrente quando tentam se reinventar e os motivos não estão relacionados a tecnologia, veja alguns:

  • Baixo ou nenhum engajamento dos colaboradores;

  • Encontrar talentos com habilidades necessárias (veja como resolver aqui);

  • Pouco suporte da diretoria e C-level;

  • Alinhar a cultura da empresa com os novos tempos.

 

Mudanças geram desconfortos!

É normal que a equipe seja resistente na transição, principalmente quando não está claro os benefícios que trará para todos, e só pessoas engajadas geram grandes transformações.

O líder tem papel fundamental para o sucesso da transformação, será a pessoa que deverá acreditar nos benefícios das mudanças e fazer com que a equipe esteja engajada e alinhada aos objetivos do negócio.

 

8 passos para liderar a transformação digital ao sucesso

  1. “A cultura come a estratégia no café da manhã” Peter Drucker

Empresas bem-sucedidas no processo de transformação digital pensam como atacantes: não se apegam às mesmas formas de fazer as coisas, são mais flexíveis e adaptáveis. Por isso, cultura está acima de qualquer estratégia.

  1. Entenda a maturidade digital da sua empresa

Quais setores e processos já são otimizados? Você usa tecnologias modernas que facilitam a rotina?

Como a tecnologia é o ponto central da transformação, o primeiro passo é de fato implementar ela no seu negócio e para isso você precisa entender a sua maturidade digital e fazer um bom planejamento com objetivo bem definido.

  1. Integre os seus setores e equipes

A integração dos setores faz com que operações sejam mais rápidas, acaba com algumas burocracias e diminui custos. Também aproxima a equipe, aumentando o diálogo e cooperação entre as pessoas.

  1. Se livre de todas as restrições que o impedem de alcançar o seu objetivo!

Entender um problema e sua origem ajuda na visualização da solução, por isso reconheça os gargalos da sua empresa e faça uma lista de prioridades a ser resolvida. Assim, o seu caminho para o digital terá menos “pedras no caminho”.

  1. Capacite seus colaboradores.

Desenvolver pessoas é entregar-lhes ferramentas para gerar grandes resultados, isso deve ser parte da sua cultura empresarial, assim sua equipe se sente mais confiante para inovar cada vez mais.

A Helpper reconhece que formar desenvolvedores leva tempo e a grande escassez de talentos é devido o crescimento da área, pensando nisso, sempre investiu na formação de seus profissionais e desenvolveu uma maneira própria de treinamentos.

A metodologia WHY Helpper consiste em formação intensiva e prática, com treinamentos, cursos, workshops cíclicos e aplicados em toda a jornada do profissional, desde o seu primeiro dia de estágio. É elemento essencial na cultura da empresa.

  1. Faça boas parcerias com empresas de tecnologia

Mesmo que o seu negócio seja da área de TI, é importante estar próximo de empresas de tecnologia. O famoso e efetivo networking pode trazer insights e soluções que você pode nem imaginar existir.

  1. Entenda o papel do cliente.

A transformação digital deve ter como base a experiência do consumidor, dado que as relações também sofreram alterações na era do digital. Pense no que é sucesso e satisfação para os usuários e tenha produtos/serviços que geram experiências além de benefícios imediatos.

  1. A tecnologia ao seu favor

Você pode contratar times de tecnologia terceirizados de empresas especialistas ou montar uma equipe de ti para desenvolver softwares e soluções customizadas que podem resolver problemas e otimizar operações do seu negócio.

Cloud Computing, Big Data, Data Analytics, e outros são tecnologias modernas que podem facilitar muito a sua vida e te destacar no mercado, podendo, inclusive, prever problemas e entregar experiência de maior valor aos seus clientes.

“Estrutura é cultura. E sua cultura define seus limites” J.J. Sutherland, CEO da Scrum Inc.

 
O mundo está em constante movimento, as grandes organizações precisam se mover com ele para continuar se destacando dos demais. Isso requer investimento, mudanças estruturais e pessoas capacitadas que gerem grandes resultados.

Agora você já sabe como isso pode ser gerido dentro da sua empresa. Para saber como a Helpper pode te ajudar a implementar a transformação digital e tornar a tecnologia na sua maior aliada? Entre em contato!

Tecnologia, Inovação
O AUTOR
Time de Marketing

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!