8 livros sobre como acelerar projetos de inovação que você deve ler

8 de jul de 2021

I

8 livros sobre como acelerar projetos de inovação que você deve ler

Inovar, estar alinhada com os tempos e entregar projetos que causam impactos positivos, é pré-requisito para toda empresa que não quer tornar-se obsoleta.

Existem vários casos na história de negócios que foram verdadeiros impérios e acabaram por falta de inovação (veja mais aqui), o mercado está em constante evolução e as demandas mudam rapidamente.

Para não se tornar obsoleto, os líderes precisam acompanhar os novos tempos e é válido lembrar que, apesar de ser essencial, a tecnologia não é sinônimo de inovação.
 

Então, o que é inovação?

“A inovação é o que distingue um líder de um seguidor” Steve Jobs

É a exploração de novas ideias com sucesso econômico, é através dela que surgem novos métodos, produtos, serviços ou processos.

Já o processo de inovação é uma abordagem sistêmica e gerenciável, ou seja, pode ser aprendido e aplicado por qualquer pessoa ou organização, é fruto de processos e esforços coletivos ou individuais.

A inovação é uma ferramenta poderosa para manter sua empresa competitiva, por isso separamos 8 livros sobre o assunto para você começar a aplicar nos seus projetos!
 

1 Startup Enxuta - Eric Ries

Empreendedor do Vale do Silício, Eric Ries é reconhecido por ser o criador do movimento Lean Startup, ele define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas

No livro de Startup Enxuta, traz um método novo que reduz o desperdício durante a criação de produtos e serviços, aumentando o contato com os clientes com intuito de validar os requisitos do negócio rapidamente.
 

2 O dilema da inovação - Clayton Christensen

Criador da teoria de inovação disruptiva, Clayton M. Christensen foi professor de administração em Harvard. Ficou muito conhecido pelo seu estudo em inovação dentro de grandes empresas.

No livro, ele assume uma posição de que as empresas não inovam por “ser certas demais”, então tenta auxiliar os líderes a antever mudanças e criar estratégias para responder com sucesso a elas.
 

3 Sprint, de Jake Knapp

Jake Knapp é designer e criador do método sprint, que desenvolveu e aprimorou quando ainda fazia parte do Google. É um guia para quem quer tirar ideias do papel de forma eficiente e inovadora.

Sprint pode ser aplicado em equipes de todos os tamanhos, de startups que estão inciando até grandes empresas e pode ser usado por qualquer pessoa que tenha uma boa ideia e quer partir para a ação.
 

4 Sapiens, de Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari é professor de História e considerado um dos pensadores mais brilhantes da atualidade. Em Sapies, ele reconstrói a história da humanidade e questiona tudo o que sabemos sobre a trajetória humana.

“Recomendo Sapiens a qualquer pessoa que esteja interessada na história e no futuro de nossa espécie.” Bill Gates
 

5 Empreendedorismo inovador: como criar startups de tecnologia no Brasil, organizado por Nei Grando

Organizado por Nei Grando, conta com 25 autores especialistas referencia do empreendedorismo brasileiro que escrevem sobre como criar negócios relacionados a tecnologia.

O livro, mostra informações sobre startups e como conduzir o negócio, usando estudos e histórias reais, com sucessos e fracassos, fala das dificuldades e oportunidades encontradas na jornada de empreender.
 

6 Inspirado: Como criar produtos de tecnologia que os clientes amam, de Marty Cagan

“Apaixone-se pelo problema, não pela solução” Marty Cagan

Como as empresas de tecnologia mais bem sucedida da atualidade desenvolvem projetos que a maior parte das pessoas amam? Cagan tenta responder essa questão, com uma masterclass de como fazer produtos e serviços digitais inovadores.

Fundador do Silicon Valley Produt Group (SVPG), Marty Cagan é líder de ideias de gestão em produtos de tecnologia, já desenvolveu produtos em empresas como a Hewlett-Packard, Netscape Communications e eBay.
 

7 Running Lean, de Ash Maurya (sem tradução)

Ash Maurya é o criador do modelo de negócios “Lean Canvas”. É amplamente reconhecido por entregar as melhores e mais práticas técnicas para empreendedores e empresários em todo o mundo.

Apesar de ainda não ter tradução para o português, o livro é obrigatório. A técnica de Maurya integra os conceitos de Lean Startup e Custumer Sucess, que auxilia na criação de produtos ou serviços digitais adequados para o seu negócio.
 

8 Atravessando o Abismo, de Geoffrey A. Moore

Autor, palestrante e consultor, Geoffrey A. Moore é um teórico organizacional estadunidense que já auxiliou empresas de alta tecnologia como Salesforce, Microsoft, Intel, Box, Aruba, Cognizant e Rackspace.

No livro, defende que existem dois tipos de empreendedores: os visionários e a “maioria inicial”, aí que existe um abismo. E é missão dos profissionais de marketing estreitar essa distância, ele aconselha adotar abordagens de nicho para ultrapassar esse abismo.
 

Depois da leitura dos livros que fazem sentido para você, será hora de partir para a ação! Tirar as ideias do papel é essencial para começar a mudar as coisas de fato.

Mas lembre-se de sempre considerar a sua realidade empresarial, quais as suas necessidades e o que é possível para ser feito agora. Quem tenta fazer tudo, acaba não fazendo nada.

Boa leitura!

Tecnologia, Inovação
O AUTOR
Time de Marketing

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!