5 motivos para acelerar o desenvolvimento com squads

16 de jul de 2021

I

5 motivos para acelerar o desenvolvimento com squads

Entenda como squads ágeis podem impulsionar a tecnologia na sua empresa.

 
A transformação digital busca maximizar os resultados e a produtividade, a tecnologia é elemento central desses processos e ela não pode ser um problema para você ou para sua empresa.

Utilizando métodos ágeis como squads de desenvolvimento é possível alocar os esforços de pessoas especialistas e com as skllis certas para as suas demandas, assim a tecnologia se torna a sua maior aliada.

Se você quer complementar a sua equipe interno, acelerar seus produtos digitais, diminuir o time-to-market ou precisa de uma equipe inteira de ti, squads são a escolha certa!

Veja 5 motivos para levar alta tecnologia e inovação com squads de desenvolvimento:

1 Squads de desenvolvimento com know-how técnico e sustentação de TI

O seu time precisa estar alinhado com a cultura empresarial para que, em todos os seus processos, seus valores sejam aplicados. Logo, a sua equipe é um reflexo do seu negócio.

Os squads, são formados por pessoas inseridas em uma cultura voltada para a tecnologia. Profissionais com o know-how técnico e experiência de uma empresa especializada, como a Helpper.

O que vai trazer maior segurança para o seu negócio e garantir a entrega do projeto. Além disso, você ainda conta com uma equipe de sustentação, que vai manter a estabilidade e disponibilidade contínua dos sistemas ao longo do tempo.

Squads de sustentação são essenciais para manter seus softwares em constante atualização, alinhados com novas tecnologias, sempre inovando, garante a disponibilidade e segurança do sistema.

 

2 Cliente centrista: faça parte do processo de desenvolvimento

Na Helpper, os squads são gerenciados pelo Product Owner (PO), a pessoa responsável por acompanhar a jornada do cliente até o sucesso e dar suporte estratégico no desenvolvimento.

Ou seja, você não precisa de conhecimento técnico para ter alta tecnologia na sua equipe, o PO será a figura que tem uma visão total do produto, priorizando as demandas e compreendendo as expectativas.

Dessa forma, o cliente é parte ativa no processo de desenvolvimento. Você pode ler como a Helpper aplica conceitos de Customer Success em sua cultura e forma de traballhar aqui.
 

3 Tenha visão holística com equipes multidisciplinares

Equipes de Ti, muitas vezes, são formadas apenas por programadores, isso impossibilita ter uma visão holística do produto a ser desenvolvido. A Helpper junta especialista de diversas áreas para formar times ágeis e ampliar a discussão.

Profissionais como devs, designers, UX, Scrum Master, PO e outros, são colocados juntos em um squad. Com isso, é possível produzir de maneira a melhor suprir as demandas dos projetos.
 

4 Squads ágeis: times adaptáveis e flexíveis

Outro ponto é a adaptabilidade desses times, dado que você consegue aumentar ou reduzir os squads quando precisar, sempre alinhado com a sua demanda, prazos e disponibilidade financeira.

Pense sempre em uma tríade para um projeto em desenvolvimento, onde alteração de uma vertical irá impactar em outra, vale identificar qual trará um impacto menor para o resultado esperado no prazo definido:

São pessoas inseridas na cultura ágil, logo, sua atuação é voltada para entregar resultados inovadores de forma mais flexível, assim o entregável pode ter alterações conforme a necessidade com garantia de constante evolução, quando em escopo aberto (veja mais aqui).

A Helpper aplica conceitos do Scrum, framework ágil, que foca no desenvolvimento com maior flexibilidade através de entregas incrementais e contínua de produtos, os sprints. Também incentiva a autonomia dos squads, sendo mais inovadores e disruptivos.
 

5 Estruturação de squads a partir da demanda

Cada projeto é único, por isso é preciso que os requisitos de negócio estejam bem claros e definidos para, então, juntar os melhores profissionais com as habilidades técnicas e comportamentais que levarão o seu projeto ao sucesso.

Como funciona os squads na Helpper:

Com as pessoas certos no squad, é hora de alinhar a sua estratégia e começar a desenvolver os melhores produtos. Sem se preocupar com burocracias trabalhistas ou fazer grandes investimentos em infraestrutura e contratação de times internos.
 

Agora você sabe 5 motivos para começar a investir em squads de tecnologia nos seus projetos, esse é o momento de partir para a ação e tirar suas ideias do papel ou começar a otimizar seus produtos.

A Helpper pode te ajudar, converse agora mesmo com uma pessoa especialista! Se a tecnologia é um problema para você, nós entregamos a solução.

Tecnologia, Inovação
O AUTOR
Time de Marketing

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!