3 motivos para você implementar a transformação digital na sua empresa agora!

11 de jun de 2021

I

3 motivos para você implementar a transformação digital na sua empresa agora!

“A revolução digital está virando de cabeça para baixo o velho guia de negócios”
David L. Rogers, autor do livro Transformação Digital

A nova realidade tecnológica não é apenas ter presença no digital, ela implica mudança da cultura empresarial. Dessa forma, toda a organização deve funcionar como organismos humanos que trabalham alinhados e em sinergia.

Ao contrário do que muitos acreditam, não se trata de uma moda passageira. Se você pretende continuar se destacando no mercado a tecnologia deve estar na estrutura da sua organização.

Pensando nisso, separamos três motivos e uma dica extra para começar a implementar a cultura digital na sua empresa agora mesmo!
 

O que é a transformação digital?

É um processo de reestruturação das empresas, em que a tecnologia é o elemento central de todo o negócio, o que exige uma mudança na gestão e na cultura empresarial.

Tem o objetivo de maximizar os resultados e a produtividade, segundo a consultoria KPMG, 67% dos executivos entrevistados afirmam que a digitalização das operações fez seus negócios avançarem meses e até anos à frente do que esperavam.
 

1. A transformação digital já é realidade!

A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de digitalização das empresas, conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, no primeiro mês de quarentena o setor cresceu 30%.

Para se manter competitivo no mercado a transformação digital é requisito obrigatório, são processos contínuos de mudanças, melhorias e estratégias como, por exemplo, o cloud computing, Big Data, Business Intelligence, entre outras.

A inovação é característica imprescindível, novos cenários demandam mentes criativas e preparadas para as mudanças que o mundo vem exigindo, os usuários estão cada vez mais exigentes e procuram muito mais que usabilidade.
 

2. Organização como sistema humanos, toda peça importa

Uma empresa que funciona como sistema humano, trabalha com diferentes profissionais e setores em conjunto, de maneira organizada e integrada que desempenham funções de alto desempenho e alinhadas ao objetivo do negócio.

Softwares e sistemas sofisticados podem integrar todas as rotinas internas, informações e processos de uma empresa aumentando a produtividade da equipe e eliminando algumas burocracias. Assim, os setores ficam conectados e você consegue ter uma visão holística das coisas.

Também é importante lembrar que deve-se considerar a maturidade digital de cada organização e as necessidades do setor e então usar a tecnologia ao seu favor.
 

3. A transformação digital está focada nas pessoas

Aproximar pessoas através de ferramentas tecnológicas e criar verdadeiras conexões, isso deve ser tanto na equipe quanto a relação com os clientes. Apenas pessoas realizaram grandes feitos e é sempre para outras pessoas, enquanto as ferramentas aceleram e otimizam processos.

São mudanças culturais e estruturais, dessa maneira, o relacionamento com os clientes, precisa ser mais dinâmico e empático. É oferecer experiências completas e satisfatórias, além de produtos ou serviços de qualidade.
 

Dica extra: métodos ágeis.

Como a transformação digital também implica em mudanças na gestão, é válido você começar a considerar implementar metodologias ágeis. Elas nascem em contexto de empresas de softwares, que são muito tecnológicas, e já são realidade em vários outros setores.

O manifesto ágil traz princípios importantes para equipes de desenvolvimento de software, com algumas adaptações para a sua realidade, é possível aplicar métodos, práticas, frameworks e ferramentas ágeis dentro da sua empresa.
 

A implementação da tecnologia é o primeiro passo!

A era da transformação digital está acontecendo agora, a tecnologia tem trazido quase diariamente novas oportunidades para a sociedade. Ferramentas revolucionárias apareceram durante toda a história, a grande diferença agora é a velocidade.

É tudo ou nada, ou sua organização passa por uma transformação que envolva toda a sua estrutura, ou então ficará em desvantagem em um mercado cada vez mais competitivo, inovador e digital.

Quer saber como a Helpper pode te ajudar com isso? Entre em contato e comece a implementação da cultura digital na sua empresa.

Tecnologia, Inovação
O AUTOR
Time de Marketing

O marketing da Helpper é apaixonado por tecnologia e inovação! Tem como responsabilidade trazer as informações e conteúdos mais relevantes do mercado para os leitores!